WhatsApp

Blog

Veja nossas postagens

Você também abusa dos descongestionantes nasais?

Eles são os “queridinhos” do inverno, aquele amigo quase inseparável da maioria dos que sofrem com o congestionamento nasal que o frio agrava. É, mas como tudo na vida, o que é usado em excesso pode fazer mal sim!

Os descongestionantes nasais agem na contração dos vasos sanguíneos que se encontram em grande quantidade nos cornetos (conchas nasais), provocando um alívio quase imediato. Acontece que após alguns dias de uso contínuo, vem o famoso “efeito rebote” onde a vasodilatação aumenta gradativamente conforme aumenta o uso do produto. É aí que se encontra o ciclo perigoso! O paciente passa a necessitar do uso em intervalos cada vez menores e em doses cada vez maiores para conseguir o mesmo nível de conforto.

Sabemos que pode ser difícil simplesmente parar de utilizá-lo sem nenhum outro tratamento auxiliando na melhora da respiração nasal, para isso é necessário o comprometimento pessoal (depois de 2 ou 3 dias sem o uso, já apresenta uma considerável melhora), e um tratamento que pode envolver a prescrição medicamentos apropriados para controlar a inflamação nasal que foi gerada, se necessário.

Importante lembrar: Além desses problemas, o uso da automedicação também pode mascarar problemas maiores e acarretar em sérias situações - até mesmo irreversíveis. Consulte sempre o seu médico!

 

 

 

 

Dra. Fernanda Gus - CRM 23502 - RQE 14506

Receba novidades

Fernanda Peduzzi Gus - Doctoralia.com.br